Serviços

  • Osteopatia

    Osteopatia é uma forma holística de medicina não convencional que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde.

    Osteopatia provém dos termos gregos Ostión (osso) e Pathos (efeitos que vêm do interior). Por conseguinte, Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso.

    O osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo, através de varias técnicas manuais suaves e não invasivas. Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um osteopata, desde o recém-nascido ao idoso.

    O tratamento osteopático trata músculos, articulações e fáscias. Melhora a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração.

    Além disso, pode ajudar pessoas acometidas de dor lombar, dores de cabeça e pescoço, cólicas menstruais, ciáticas, artroses, doenças relacionadas ao trabalho, tendinites, problemas digestivos funcionais e respiratórios, dentre outros.

    A escolha das técnicas depende da avaliação, indicações e contra-indicações, e a freqüência do tratamento depende da cada caso.

  • Método Busquet (Cadeias fisiológicas)

    O Método Busquet (das cadeias fisiológicas) de Léopold Busquet é baseado em um exame completo que coloca em evidência os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, ao nível de cada uma das cadeias. Essas disfunções podem ser encontradas no plano muscular, visceral, craniano, torácico, neural, articular e outros. Em seguida, é aplicado um tratamento manual:

    • Para liberar as zonas de tensão;
    • Devolver uma boa mobilidade tecidual às diferentes cadeias;
    • Devolver uma melhor função;
    • Devolver uma melhor postura para eliminar dores diversas.

    Assim, o conjunto das funções corporais é então naturalmente programado. O método permite o tratamento de pacientes desde o nascimento até uma idade bem avançada. O tratamento é simples, concreto e global, tendo por propósito retirar o máximo as tensões corporais em suas diversas estruturas, após uma minuciosa avaliação. O resultado do tratamento se deve a uma intervenção qualitativa do terapeuta, sendo que o corpo realiza uma parte importante da recuperação graças à programação de suas diferentes funções.

  • RPG – reeducação postural global

    A Reeducação Postural Global (R.P.G.) foi desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, no início dos anos 70.

    É um dos métodos da Fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais do paciente. A R.P.G. visa o equilíbrio entre as forças musculares que compõem o corpo humano, devolvendo a capacidade de movimentação normal das articulações e a manutenção de uma boa postura, por meio de alongamento, tração e respiração.

    De acordo com os fundamentos, a R.P.G. é uma técnica que visa tratar não só a dor, mas sua causa objetivando combate das dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna, proporcionando liberdade e leveza de movimentos. A R.P.G. tem indicações para problemas ortopédicos, neurológicos, reumáticos, respiratórios e somáticos.

  • Reeducação perineal feminina

    O tratamento fisioterapêutico de reeducação do períneo deve ser desenvolvido no sentido de levar a mulher a ter uma percepção da área perineal e a se empenhar para desenvolver toda potencialidade dos músculos do períneo, a fim de torná-los aptos a conviver com as exigências que o dia a dia solicitará.

    Este tratamento tem indicação para mulheres com problema de disfunção sexual (dispareunia, vaginismo, anorgasmia), constipação intestinal, síndrome do intestino irritável, anismo, incontinência urinária.

    Os principais recursos fisioterapêuticos que podem ser utilizados na reeducação perineal são a informação, a conscientização proprioceptiva e cinestésica, o biofeedback, os cones vaginais, o trabalho manual intravaginal, a correção da estática lombopélvica, a cinesioterapia, massoterapia, ginástica hipopressiva, o Pilates e o trabalho na bola ortopédica.